terça-feira, 1 de novembro de 2016

Ukulele

               

Dizem que o significado desse nome havaiano para o instrumento pode ser presente ou pulga saltitante. Para mim, tem a ver com o mar e com travessias. Explico. Meu primo conta que, quando Paul McCartney pegou seu ukulele, sabia que ele iria tocar “Something in the way she moves” e que era essa a música que gostaria de ouvir quando pedisse minha amiga de infância em namoro. Hoje são casados. A música segue, e eles também, movidos pelo Amor. E o ukulele foi usado como melodia de fundo desse passo adiante. Gostaria de ser assim como o ukulele, um instrumento para aproximar as pessoas umas das outras e de Deus.

Outro significado do ukulele vem de um seriado, sim, nem vou revelar detalhes para não estragar o final de quem ainda não assistiu. O instrumento marca a passagem de um luto, de uma perda, de finados sonhos, para um novo amor, um abrigo amarelo, iluminado.

Diante de um ukulele, meu sobrinho disse: “olha! Um violãozinho! Um ovo de Páscoa!”. Apelido que combina perfeitamente com o formato de um ukulele pineapple. Mais do que isso, combina com a ideia de vida nova, de passagem da morte para a vida em Cristo. Ideia que gostaria de tocar e cantar por aí sempre. Afinal, a questão não é ter um ukulele, mas ser um ukulele (presente) na vida das pessoas, embora, muitas vezes, sejamos meio desafinados e mais  parecidos com uma pulga saltitante mesmo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário